MARIONET
Objectivos - História - Contactos - Links
ESPECTÁCULOS
Três Horas Esquerdas - Revolução dos Corpos Celestes - Estranho Amor - O Nariz
Faz Que Conta - Tomada de Consciência - DOGOD - Os Lusíadas no Zoológico
CRIATIVIDADE
Teatro - Poesia - Prosa - Flash
MAFIA
O que é? - Apoio à MARIONET
GRUTA
O que é? - Equipa




Os Lusíadas no Zoológico



No dia 28 de Fevereiro, às 17h15, estreámos uma adaptação de Os Lusíadas, de Luis de Camões, no Museu Zoológico da Universidade de Coimbra.
Quem embarcou no nosso espectáculo aproveitou uma viagem com o Vasco da Gama através do Museu Zoológico até à Índia.


TEATRO NO MUSEU

Um dos percursos que a MARIONET vem traçando desde o início da sua actividade é promover o encontro entre a Ciência e o Teatro.
Este encontro tem acontecido ao nível de parcerias com entidades da área científica na criação de espectáculos de Teatro de Tema Científico. São os casos do nosso espectáculo Revolução dos Corpos Celestes, co-produzido com o Museu Nacional da Ciência e da Técnica Dr. Mário Silva, onde percorremos a evolução da Cosmologia desde Ptolomeu até Galileu, e do espectáculo O Nariz, co-produzido com Coimbra, Capital da Cultura e criado em colaboração com o Exploratório Infante D. Henrique, onde tratámos o tema da anosmia (ausência de olfacto) nas pessoas.

Os Lusíadas no Zoológico é o terceiro trabalho em que interagimos com uma instituição da área científica, neste caso o Museu Zoológico da Universidade de Coimbra, e foi concebido especificamente para ser apresentado nos espaços do Museu, à semelhança do que já havíamos feito em a Revolução dos Corpos Celestes no Museu da Ciência e da Técnica.

Vendo com grande interesse esta interacção entre o Teatro e a Ciência a nível temático e também de dinamização de espaços históricos de instituições de índole científica, a MARIONET estará sempre disponível para enfrentar desafios que lhe sejam colocados nesta área.
BREVE HISTÓRIA DO ESPECTÁCULO

Na adaptação que fizemos de Os Lusíadas para o Museu Zoológico, optámos por uma organização cronológica da viagem de Vasco da Gama à Índia para tentar sincronizá-la com a outra viagem que é feita durante o espectáculo - aquela através do Museu Zoológico.

O espectáculo inicia-se com as naus lusitanas no cais, prestes a partir, aonde acorre o povo a chorar os entes queridos que vêem ir embora e onde se destaca o episódio do Velho do Restelo.
Depois segue-se uma passagem pela costa ocidental africana e uma descrição daquilo que os portugueses lá foram encontrando. No término dessa costa - o cabo das tormentas - surge a figura imponente do Adamastor que, parecendo querer ter por vítimas as naus portuguesas, é ele vítima de um profundo desgosto de amor.
Transposto este cabo assistimos ao Concílio dos Deuses, no Olimpo, que decidem da sorte dos portugueses.
Entretanto, estes, já a navegar no largo Oceano Índico, são vítimas de uma violenta tempestade, até que por fim acabam por alcançar terras indianas.
Aí, após promessas de paz e amizade entre Vasco da Gama e o Samorim, os portugueses deixam a terra achada rumo a Portugal levando alguns sinais desse descobrimento marítimo.
Nessa viagem de volta à pátria são recompensados por Vénus, que lhes oferece a Ilha dos Amores povoada de ninfas e de prazeres, onde se puderam refrescar para o resto da viagem até Lisboa. Aí chegaram dois anos e dois meses depois de terem partido.


FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA

Encenação e adaptação: Filipe de Góis e Mário Montenegro
Discussão e ideias: Ana Val-do-Rio, Filipe de Góis, Mário Montenegro, Ricardo Trindade, Rita Juliana e Rui Capitão
Banda Sonora Original: Rui Capitão
Video: Mário Montenegro e Ricardo Trindade
Figurinos: Rita Juliana Carvalho
Iluminação: Mário Montenegro e Museu Zoológico da UC
Operação técnica: Alexandre Lemos, Rui Capitão
Espaço Cenográfico: MARIONET e Museu Zoológico da UC
Concepção e execução de penteados: Ilídio Design
Elenco: Ana Val-do-Rio, Filipe de Góis, Mário Montenegro e Ricardo Trindade
Produção: MARIONET 2005

Apoios:
Ilídio Design, INATEL - Delegação de Coimbra, MAFIA - Federação Cultural de Coimbra, RUC

Agradecimentos:
Clube Náutico Figueira da Foz (Dr. Miguel Amaral, Sr. Jaime) |Associação Cristã da Mocidade |Sr. Fraga |Luís Pedro Madeira |Maria Isabel Costa |Teatro/Educação-ESEC |XM |TEUC |RUC |RDP |Maria João Feio |Marina Dolbeth |Sr. João |D. Fátima Lemos |Paula Mota |Mário Teixeira |Margarida Sousa |Alexandre Martins



ESPECTÁCULOS
Três Horas Esquerdas - Revolução dos Corpos Celestes - Estranho Amor - O Nariz
Faz Que Conta - Tomada de Consciência - DOGOD - Os Lusíadas no Zoológico