MARIONET
Objectivos - História - Contactos - Links
ESPECTÁCULOS
Três Horas Esquerdas - Revolução dos Corpos Celestes - Estranho Amor - O Nariz
Faz Que Conta - Tomada de Consciência - DOGOD - Os Lusíadas no Zoológico
CRIATIVIDADE
Teatro - Poesia - Prosa - Flash
MAFIA
O que é? - Apoio à MARIONET
GRUTA
O que é? - Equipa

 

TOMADA DE CONSCIÊNCIA


Neste trabalho a MARIONET continua a explorar o seu projecto Sobre o Real, na sequência do espectáculo Três Horas Esquerdas, onde olha para a realidade de pontos de vista diferentes.
A ideia que serve de base a este espectáculo é tirada de uma banda desenhada da autoria de Carali, publicada na revista francesa Psikopat.
O argumento versa sobre a sociedade e as suas regras.
Num mundo em que a complexidade e a especialização aumentam todos os dias, não é menos habitual que haja seres humanos perdidos no complexo sistema de relações e comunicação que constitui a sociedade de hoje.
Petições, referendos, manifestos, inflação, estimativas, previsões, cenários, investimento, micro, macro, classe média, rendimento mínimo, formação profissional, tudo isto é humano, isto tudo é humanidade.

Onde restam as pessoas?



BREVE HISTÓRIA DO ESPECTÁCULO


Esta história acompanha um jovem perdido e assustado na nossa sociedade.
"Mas afinal o que é isto? Para que é isto? Porque é isto assim?" Sobram-lhe as perguntas e não há respostas que o satisfaçam.
Em casa, os pais, perfeitamente encaixados nesta sociedade, vão repetindo as mesmas explicações de sempre, terminando invariavelmente numa expressão resignada: "É assim que as coisas são". Mas o Anormal, como chamamos ao jovem, não tem a capacidade de se acomodar e estrangular as suas questões. Continua a tentar encontrar as suas respostas, a lutar visceralmente contra algo anti-natural para ele.

Fora de casa, os amigos e a sociedade em geral constituem adversários ainda mais fortes e implacáveis ao seu modo de pensar e querer ser. O Anormal trava uma luta diária contra a sociedade humana em que vive e que, paradoxalmente, procura abafar os seus instintos naturais, humanos.
Será que conseguirá resistir à avalanche social onde habita? Se sim, como? Se não, até quando?

Respostas ao caso desta história são dadas ao longo do "Tomada de Consciência".


Fotos do espectáculo







ESPECTÁCULOS
Três Horas Esquerdas - Revolução dos Corpos Celestes - Estranho Amor - O Nariz
Faz Que Conta - Tomada de Consciência - DOGOD - Os Lusíadas no Zoológico